Desafio: "À descoberta da História Local de Guimarães"

2020-12-22

A professora de História e Geografia de Portugal, Carla Oliveira lançou um desafio intitulado "À Descoberta da História Local", sobre o estudo do património histórico de Guimarães, procurando desta forma, averiguar em que medida a exploração fundamentada do património local poderá constituir uma estratégia pedagógica para a construção do conhecimento histórico. Tendo como pressupostos a relevância do contacto direto com fontes patrimoniais para o conhecimento, consciencialização e valorização do património local.

A aluna Laura do 5.º A abraçou este desafio, e fez um trabalho sobre um edifício que fica localizado no centro histórico da cidade, mais concretamente na Rua Egas Moniz n.º113, anteriormente chamada de Rua Nova, e que é uma das mais antigas casas da cidade.

 

Parabéns à aluna Laura pelo excelente trabalho!

Atividade "Natal Atlético"

2020-12-21

Os professores de Educação Física prepararam a atividade "Natal Atlético" para os alunos dos 5.º e 6.º anos, com a colaboração dos alunos do Curso Profissional Técnico de Desporto, das turmas 10.ºF e 11.ºF.

A atividade foi realizada durante os dias 17 e 18 de dezembro (período da manhã), e consistiu na execução de um Circuito de Estações da modalidade de Atletismo.

Todos os alunos do 5.º ano receberam a t-shirt do Agrupamento, que será usada em atividades futuras.

 

 

 

 

Atividade "Christmas Time"

2020-12-21

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Desporto, David Pereira (10.ºF), João Alberto (10.ºF), Pedro Gonçalves (10.ºF), Beatriz Sousa (11.ºF), Margarida Carneiro (11.ºF), Miguel Abrantes (11.ºF), Diana Pereira (12.ºD) e Marco Ribeiro (12.ºD), por dinamizaram a atividade "Christmas Time", com uma coreografia alusiva à época Natalícia, para todas as turmas da Escola na aula prática de Educação Física, entre os dias 11 e 17 de dezembro, e supervisionada pelos professores deste grupo disciplinar.

Esta atividade culminou com uma coreografia final que envolveu professores, auxiliares de educação e alunos.

Projeto eTwinning: "Christmas Card exchange 2020"

2020-12-19

No âmbito do Projeto Europeu eTwinning a turma C, do 5.º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas Santos Simões e no âmbito da disciplina de Português, sob a coordenação da professora Carla Oliveira integraram um projeto eTwinning intitulado "Christmas Card exchange 2020".

A faixa etária do projeto foi dos 5 aos 12 anos de idade de diversos países, Suécia, Polónia, Estónia, Irlanda, França, Chipre, Lituânia;, Alemanha, Inglaterra, Perú e Roménia.

A partilha de tradições e celebrações natalícias fez-se através da escrita e partilha de postais. Os objetivos didáticos contemplaram competências sociais, cívicas e interculturais; interligação de competências chave para a aprendizagem ao longo da vida (compreender a diversidade de culturas para aceitar a diferença). Fez-se o desenvolvimento de atividades colaborativas diversificadas, treino da oralidade / expressão escrita na língua mãe e língua estrangeira, partilha de tradições e interligação com outras áreas disciplinares (Português, EV, ET, Inglês, Cidadania e TIC).

Os alunos trabalharam colaborativamente com os seus pares europeus em vários desafios que visavam desenvolver competências escritas e comunicativas, digitais e uma cidadania democrática e responsável.

Galardão "Selo Escola eTwinning"

2020-12-17

No meio do tempo conturbado em que vivemos, também há boas notícias que chegam e nos enchem de ORGULHO.

No passado dia 16 de dezembro, o Agrupamento de Escolas Santos Simões esteve presente na cerimónia "Selo Escola eTwinning", que decorreu através da plataforma Zoom.

O Selo de Escola eTwinning visa reconhecer e recompensar o envolvimento, o empenho e a dedicação não apenas dos professores eTwinning individuais, mas também de equipas de professores e líderes escolares dentro da mesma escola e têm uma grande visibilidade a nível europeu.

As escolas distinguidas são pioneiras e líderes nas áreas de:

- Práticas digitais;

- Práticas de eSafety;

 

- Abordagens pedagógicas inovadoras e criativas;

- Promoção do desenvolvimento profissional contínuo dos professores;

- Promoção de práticas de aprendizagem colaborativas entre os professores e os alunos.

Parabéns a toda a Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas Santos Simões e ao Serviço Nacional de Apoio eTwinning por todo o apoio prestado.

3 de dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - "Um Novo Olhar"

2020-12-04

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas Criar as Possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender"

                            Paulo Freire

No dia 3 de dezembro, o grupo disciplinar 910 da Educação Especial, dando cumprimento ao previsto no PAA do Agrupamento, assinalou o "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência", com o tema "Um Novo Olhar".

Um novo olhar só é possível ser construído se todos se unirem neste novo caminho de aprendizagem, aceitando as diferenças e percebendo que todos aprendemos uns com os outros. É através deste novo olhar que se sensibilizou a Comunidade Educativa com a visualização de um conjunto de curta-metragens, acompanhadas e complementadas com a aplicação de um conjunto de questionários dirigidos aos alunos sobre a Inclusão. Elaborou-se também um Mural, com a colaboração dos alunos e professores do Departamento das Artes, representativo do olhar de todos nós sobre este novo paradigma de Escola Inclusiva.

24 de novembro - Dia Nacional da Cultura Científica

2020-11-25

Dia 24 de novembro assinalou-se o Dia Nacional da Cultura Científica. Este dia foi instituído em Portugal no ano de 1996, com o objetivo de homenagear Rómulo de Carvalho, professor de Física e Química e responsável pela promoção do ensino da ciência e da cultura científica no nosso país.

Os docentes dos grupos 520 e 510, da Escola Básica e Secundária Santos Simões, associaram-se à comemoração deste dia, desafiando os alunos dos diferentes níveis de ensino a produzir trabalhos em suporte digital, no âmbito das ciências experimentais. A concretização e sucesso desta atividade só foi possível graças à colaboração, interesse e criatividade dos nossos alunos.

Parabéns a todos os participantes!

© Agrupamento de Escolas Santos Simões - 2021