Início

Erasmus +

Facebook

Canal Youtube

NetGIAE

Email

Contactos

×

OFERTA FORMATIVA 2021/2022

×

https://forms.gle/r1GLKzv31QEEQwMs7

Agrupamento Santos Simões

Dia Mundial da Ciência / Dia Nacional da Cultura Científica - 24 novembro 2021

No dia 24 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Ciência/ Dia Nacional da Cultura Científica, a que se associa o grupo disciplinar de Física e Química divulgando alguns dos trabalhos realizados pelos alunos - vídeos laboratoriais e cartazes.

VÍDEOS

 

2021-11-24

CARTAZES

Liga Metálica Aço Liga Metálica Latão Liga Metálica Ouro Rosa Liga Metálica Bronze de Alumínio

Liga Metálica Duralumínio Liga Metálica Electro - Ouro Verde Liga Metálica Invar Liga Metálica Amálgama Dental

Nanotecnologia

Parlamento dos Jovens

2021-11-18

No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, realizou-se no passado dia 12 de novembro, no anfiteatro da escola, um debate acerca do tema "Fake News" com os jornalistas Margarida David Cardoso e Bernardo Afonso, do projeto poadcast de jornalismo de investigação - Fumaça.

Estiveram presentes os alunos interessados em participar no Programa Parlamento dos Jovens e que, deste modo, tiveram oportunidade de refletir, debater e questionar sobre um tema tão pertinente nos dias de hoje.

As professoras coordenadoras do Programa agradecem a presença de todos os alunos na esperança que o debate tenha contribuído para ajudar na elaboração das medidas que as listas candidatas têm de apresentar até ao dia 06 de dezembro de 2021.

Um agradecimento muito especial aos jornalistas Margarida David Cardoso e Bernardo Afonso por terem aceitado o convite para dinamizarem este debate.

Leitura coletiva "A maior flor do mundo" de José Saramago

2021-11-17

A Escola de Cruz de Argola também teve voz na leitura coletiva "A maior flor do mundo," de José Saramago, numa iniciativa do jornal Público e da Fundação José Saramago, à qual aderiram as Bibliotecas do nosso Agrupamento.

https://www.publico.pt/2021/11/16/video/assinalar-centenario-jose-saramago-100-escolas-leram-maior-flor-mundo-sintonia-20211116-183341

Plantação de árvores autóctones - 10.ºD

2021-11-08

A turma do 10.º D participou, no dia 5 de novembro, numa plantação de árvores autóctones, segundo o método Miyawaki, com o objetivo de criar uma floresta urbana na cidade de Guimarães.

Esta iniciativa, promovida pelo Laboratório da Paisagem no âmbito do projeto Limp.AR, foi realizada em parceria com o Projeto Eco-Escolas e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Parabéns a todos os alunos pelo contributo na construção de um futuro mais verde!

Selo Escola Saudável - nível avançado

2021-11-03

Quando trabalhamos todos juntos para a promoção da saúde e bem-estar de todos, o resultado só poderia ser este.

Selo Escola Saudável - nível avançado!

Parabéns à equipa PES, parabéns a toda a comunidade educativa!

Projeto "Unesco Cultural Ambassadors"

2021-11-03

A par de outros projetos de Erasmus+, o Agrupamento de Escolas Santos Simões está envolvido no projeto "Unesco Cultural Ambassadors", que conta com a participação de escolas da Eslováquia, Espanha, Lituânia e Turquia, destinado a alunos dos 15 aos 16 anos.

O projeto tem como principal objetivo o conhecimento do património material e imaterial dos países parceiros, tais como: tradições, contos e lendas, gastronomia, música, dança, artesanato, festas e romarias, indo ao encontro de um dos objetivos educacionais da União Europeia, "criar indivíduos com uma herança cultural comum" e, desta forma, perpetuar e proteger o património da humanidade.

Para a concretização destes objetivos foram dinamizadas diversas atividades: roteiros de lugares considerados património mundial das cidades de Guimarães, Braga e Porto; exposições; jantar partilhado com a participação de pais, alunos, pessoal docente e não docente; apresentações de trabalhos sobre as escolas, cidades e países, recorrendo a ferramentas Web2.0.

Para além dos objetivos específicos elencados, este projeto procura cumprir o mais importante objetivo estabelecido no início do programa Erasmus+, o de assumir um papel ativo na democracia e cooperação europeias, promovendo o respeito, a tolerância, a compreensão e a solidariedade, lutando contra qualquer tipo de preconceito.

Proposta do Projeto Educativo para o triénio 2021-2024

2021-10-30

Proposta do Projeto Educativo para o triénio 2021-2024 - Consulta

Parlamento dos Jovens - Edição 2021/2022

2021-10-28

O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República que envolve, anualmente, milhares de jovens e que se vem consolidando desde 1995. Esta edição 2021/2022 vem abrir portas ao 27.º ano da sua existência, num contexto de participação dos jovens no debate democrático, de promoção da vivência de uma cidadania ativa e do desenvolvimento da sua consciência cívica. Esta é uma experiência que tem sido vivida com entusiasmo por milhares de jovens, sob orientação dos seus professores.

Assim, vimos convidar os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e os do ensino secundário desta escola, a participarem no Programa Parlamento dos Jovens. Os temas que estarão em debate na edição 2021/2022 são os seguintes:

- Ensino Básico: Fake news: que estratégias para combater a desinformação?

- Ensino Secundário: Fake news: o impacto da desinformação na democracia

Sendo o tema das fake news bastante atual, prevê-se uma discussão comprometida, produtiva e entusiasta, com contributos válidos para o combate ao fenómeno da desinformação.

Caso estejam interessados em participar devem contactar as professoras coordenadoras do Programa:

Fátima Ribeiro (Coordenadora do Ensino Básico)

Sara Silva (Coordenadora do Ensino Secundário)

Data de entrega das listas com as medidas propostas: Até ao dia 06 de dezembro de 2021.

As listas propostas à eleição devem conter 10 candidatos ordenados segundo a sequência da respetiva lista e de modo a promover a paridade entre os sexos. Cada lista deve apresentar as suas medidas (no máximo 3), que correspondem à tomada de posição em relação ao respetivo tema da edição do Parlamento dos Jovens.

Para saberes mais informações podes consultar o Site: http://www.jovens.parlamento.pt/

© Agrupamento de Escolas Santos Simões - 2021