Início

Erasmus +

Facebook

Canal Youtube

NetGIAE

Email

Contactos

×

OFERTA FORMATIVA 2022/2023

×



https://forms.gle/r1GLKzv31QEEQwMs7

Agrupamento Santos Simões

Visita de Estudo ao Porto

2022-05-20

No dia 16 de maio realizou-se a visita de estudo destinada aos alunos do 11.º ano de escolaridade, de Humanidades e Artes, no âmbito das disciplinas de História A, História da Cultura e das Artes, Educação Física e Filosofia, ao Porto.

Da parte da manhã visitamos a Igreja de São Francisco, que se destacou pela sua magnífica decoração artística barroca (nacional e joanina) e rococó, percorremos as catacumbas que abrigam um impressionante ossário dos irmãos franciscanos e de famílias nobres portuenses, apreciamos a Arquitetura do Ferro no Mercado Ferreira Borges e nas pontes D. Luís I e D. Maria Pia, na Ribeira e sentimos a vida portuense, nas suas ruas, casas e gentes.

Da parte da tarde, fomos ao Museu de Serralves, ver a exposição "As cores do unicórnio na arte e nas ruas", do artista visual americano Mark Bradford e passear pelo Parque, onde nos deparamos com a Casa de Serralves e os seus imponentes jardins, em perfeita comunhão com a natureza. Terminamos a nossa jornada no Passeio Alegre, onde fizemos o percurso à beira mar entre a Foz do Douro e o Castelo do Queijo, onde pudemos, desprendidamente, percorrer a areia e sentir o mar

Mobilidade Erasmus+ - "Unesco Culture Ambassadors"

2022-05-18

No âmbito do Projeto Erasmus+ "Unesco Culture Ambassadors" realizou-se, entre os dias 9 e 13 de maio, uma mobilidade às cidades de Istambul, Karabük e Safranbolu (Turquia), que reuniu os parceiros de Espanha, Eslováquia, Lituânia, Portugal e Turquia.

O projeto tem como principal objetivo o conhecimento do património material e imaterial dos países parceiros (locais considerados Património Mundial da UNESCO, tradições, contos e lendas, artes performativas, práticas em sociedade, artesanato, festas e romarias), indo ao encontro a um dos principais objetivos educacionais da União Europeia "Criar indivíduos com uma herança cultural comum".

Neste âmbito, cada grupo apresentou aos restantes parceiros, trabalhos elaborados ao longo dos últimos meses subordinados ao tema do projeto “Património Mundial da Unesco”. Durante a mobilidade foram realizadas diversas atividades que promoveram o desenvolvimento das competências de comunicação, nomeadamente do Inglês, o desenvolvimento da consciência cívica dos alunos, como construtores de uma sociedade baseada no respeito, na tolerância, na aceitação e na compreensão do outro, promovendo, ao mesmo tempo, uma cidadania ativa e positivamente crítica.

Visita de Estudo do 6.ºano ao Centro de Ciência Viva e Nau Quinhentista

2022-05-18

No passado dia 11 de maio, os alunos das turmas do 6º ano visitaram a Alfândega Régia, o Museu de Construção Naval, a réplica de uma Nau Quinhentista, e ainda o Centro de Ciência Viva, na cidade de Vila do Conde.

Os alunos tiveram a possibilidade de conhecer os espaços que constituíam uma nau quinhentista bem como as diferentes personagens que faziam parte da tripulação. Foi uma verdadeira viagem no tempo!

Nos espaços museológicos, os alunos aprenderam mais sobre as técnicas de construção naval, comparando diferentes maquetas de embarcações dos Descobrimentos. Observaram, também, os principais produtos que eram transacionados na época.

No Centro de Ciência Viva os alunos visitaram uma exposição permanente sobre “a água no corpo humano: sangue”, que inclui vários módulos interativos onde foram explorados conceitos da área das Ciências Naturais, nomeadamente o sistema cardiovascular e tópicos da alimentação saudável, o que constituiu uma verdadeira revisão da matéria dada, referente ao corpo humano. Visitaram o “aquário”, habitat de várias espécies animais da nossa costa, observando o cardume constituído por robalos, sargos e tainhas, além de outros animais de fundo, como os ouriços-do-mar, e as estrelas. Realizaram também algumas atividades práticas que permitiram de uma forma lúdica e experimental ampliar conhecimentos de outras áreas do saber.

O almoço-piquenique decorreu nos jardins verdejantes do Centro de Memória, que possibilitou o convívio ao ar livre entre todos os participantes, fruindo da beleza da paisagem.

Vídeo de candidatura - Prémio Gandhi


2022-05-16

Vídeo submetido para a candidatura ao Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania, cujo tema deste ano são os Oceanos.

Visita de estudo de Geografia

2022-05-16

No âmbito do Clube Europeu e do Prémio Gandhi cujos temas deste ano são "Os Oceanos" e sob o lema "Mar Doce Lar", no passado dia 11 de maio, os alunos do 9ºC e alguns alunos de Geografia A do 10º e do 11º anos, deslocaram-se à praia de Santo André para proceder à sua limpeza. Esta atividade teve início com a recolha de lixo no espaço escolar e no Parque da Cidade e culminou com a limpeza de uma praia do nosso litoral.

Na praia de Santo André, contamos com a presença do Presidente da União das Freguesias de Aguçadoura e Navais, que gentilmente nos recebeu e forneceu material para ajudar na limpeza da praia.

Com estes simples gestos, a Escola Santos Simões pretende contribuir para a Educação Ambiental dos seus alunos e alertar toda a Comunidade para o problema da poluição dos Oceanos que, em muitos casos, começa nos nossos lares!

Chemistry Anywhere - Química & Clima (Exposição itinerante)

2022-05-05

No âmbito das atividades do Clube de Ciência Viva Santos Simões, em parceria com a Escola de Ciências da Universidade do Minho, está em exposição na biblioteca da Escola um conjunto de seis posters sobre Química & Clima, desenvolvidos pelo Departamento de Química da UM no âmbito do projeto Chemistry Anywhere.

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer alguns detalhes relacionados com o uso dos recursos energéticos disponíveis e com o seu impacto no dia-a-dia e no ambiente. Também têm a oportunidade de realizar um mini peddy-paper baseado na informação disponibilizada nos diferentes posters.

© Agrupamento de Escolas Santos Simões - 2021