AVISO - Abertura de Procedimento Concursal

2019-04-18

Torna-se público que se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da publicação do presente aviso, na Bolsa de Emprego Público (BEP), procedimento concursal comum para a constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado para o preenchimento de dois postos de trabalho do Agrupamento de Escolas Santos Simões, na categoria de assistente operacional, da carreira de assistente operacional.

Para aceder ao Aviso de Abertura, clique aqui.

Detalhe de oferta de emprego

Lista de Candidatos Admitidos e Excluídos

Escola em Movimento "Departamento de Ciências Sociais e Humanas"

2019-04-09

slider by WOWSlider.com v8.7

Palestra "A Arte da Talha em Guimarães"

"Oficina de Arqueologia"

No âmbito da Escola em Movimento, o grupo de História, levou a cabo uma série de atividades.

No dia 2 os alunos do quinto, sétimo, nono e décimo primeiro puderam assistir a uma palestra sobre a Arte da Talha Dourada em Guimarães com o doutor António José Oliveira.

No dia 3 os alunos dos quintos anos assistiram a uma Oficina de Arqueologia, apresentada pela Sociedade Martins Sarmento e pela sua arqueóloga, doutora Daniela.

Foram sem dúvida, duas experiências extraordinárias.

Um obrigada ao doutor António José Oliveira, à Sociedade Martins Sarmento e à doutora Daniela.

O grupo de História

AVISO - Abertura de Procedimento Concursal (PREVPAP)

2019-03-23

Torna-se público que se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da publicação do presente aviso, na Bolsa de Emprego Público (BEP), procedimento concursal comum para a constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado para o preenchimento de um posto de trabalho no Agrupamento de Escolas Santos Simões, na categoria de assistente técnico, da carreira de assistente técnico. restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP).

Para aceder ao Aviso de Abertura, clique aqui.

Detalhe de oferta de emprego

Desporto Escolar

2019-02-08

Parabéns, ao grupo equipa de Desportos Gímnicos do Desporto Escolar do Agrupamento, orientado pela Prof. Cláudia Freitas. pela excelente participação no encontro que decorreu na Ponte da Barca no dia 6 de fevereiro.

27 de janeiro: "Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto"

2019-02-05

No dia vinte e oito de janeiro, o Clube de História e a Biblioteca Escolar assinalaram o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”, com a distribuição de um panfleto à comunidade escolar.

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se a 27 janeiro. É um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, entre outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial. Nele decorrem cerimónias de homenagem a pessoas falecidas no Holocausto e o Secretário-geral da ONU transmite uma mensagem especial, entre outras iniciativas.

A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia, por possuir um significado especial: foi nesta data que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz) pelas tropas da União Soviética.

O dia mundial da memória do Holocausto foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1/12/2005.

“Aquele que ignora o seu passado está condenado a revivê-lo.”

Marc Bloch

Clube de História e Biblioteca Escolar

"À descoberta do Convento do Carmo"

2019-01-23

No âmbito da disciplina de História A, História e Geografia de Portugal e História da Cultura e das Artes, acompanhados pelos docentes Carla Oliveira, Carla Sanfins, Hugo Fernandes, Maria Batista e Bento Monteiro, os alunos do 5.ºA e B, 10.º B e 11.ºC realizaram no passado mês de dezembro uma aula oficina ao Convento e Igreja do Carmo em Guimarães. A construção desta igreja iniciou-se em 1685, e constitui uma evidência do estilo barroco joanino.

Com a extinção oficial das ordens religiosas, a Igreja e o Convento passaram para a posse do Estado, com utilização para fins militares. A partir de 1862, o edifício passou a acolher o atual Lar de Santa Estefânia

Os alunos preencheram o roteiro : «À descoberta do Convento do Carmo», e realizaram trabalhos de pesquisa, fotografia e desenho.

Trabalhar esta temática, define-se, assim, como uma realidade de maior relevância para a compreensão, permanência e construção da identidade de um território e para a democratização da sua cultura, cuja importância tem vindo a ser reconhecida pelas sociedades contemporâneas. Manter, conservar, reabilitar o património são atos de cidadania ativa, traduzem o reconhecimento da nossa memória coletiva, e poderão definir oportunidades da valorização deste território.

© Agrupamento de Escolas Santos Simões - 2018