Palestra "Europa – Casa da Democracia"

2019-05-08

No âmbito da semana da Europa decorreu, no dia 6 de maio de 2019, uma palestra subordinada ao tema “Europa – Casa da Democracia”, orientada pela Professora Dora Resende Alves da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, destinada aos alunos de Geografia C de 12º ano e que contou com o apoio de material de divulgação da União Europeia através do Europe Direct Minho e de um panfleto sobre as eleições europeias elaborado pelos alunos. Sendo o tema de base “Europa – Casa da Democracia”, promoveu-se a discussão sobre algumas questões europeias numa lógica “think global, act local”.

A Europa pode ser mais ou menos democrática, dependendo do que as novas gerações quiserem. Para escolherem o caminho, é necessário conhecer o passado para construir um novo futuro. Qual será? Cabe a cada um de nós imaginá-lo!

Semana da Europa - Monumentos de Países Europeus

2019-05-08

Semana da Europa - Atividades

2019-05-06

Atividades da semana de 6 a 10 de maio

Dia 20 de maio

10.35h - Palestra "Portugal na União Europeia: seus impactos"" orientada por um representante do Centro de Informação Europe Direct (CIED).

(Público-alvo: alunos de Geografia A de 10.ºano, B e C de 11.ºano.)

Dia 21 de maio

11.00h - Palestra/Debate "Europa casa da democracia" orientada pela Eurodeputada Ana Gomes.

Clube Europeu e Grupo de Geografia

"Vem conhecer a escola"

2019-05-03

Sessão de esclarecimento sobre "Literacia Financeira"

2019-04-30

slider by WOWSlider.com v8.7

No dia 3 de abril, pelas 16h35, na Biblioteca Escolar, a turma 12.ºA (Ciências Socioeconómicas) dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre “Literacia Financeira”, no âmbito do programa “Os Originais- empreendedorismo social com jovens”, na qual teve oportunidade de participar a turma do 5ºA. De relevar a participação, enquanto assistentes, da turma A do décimo ano.

Com o apoio de uma pequena apresentação em PowerPoint, que pressupôs a inserção de algumas atividades lúdicas (“Cartões de desejos/ necessidades e rendimentos/despesas”, “Faz a tua mochila com 15€” e “Kahoot”), pretendeu-se informar os alunos no sentido de adotarem práticas financeiras adequadas no seu quotidiano.

Todos os participantes mostraram-se entusiasmados e estimulados para utilizarem o dinheiro responsavelmente, de modo a melhorar a qualidade das suas vidas, tornando-as mais equilibradas financeiramente.

Albano Melo, Ana Leite, Bruno Gonçalves, David Barros, João Saraiva, Ruben Faria e Sofia Pereira

© Agrupamento de Escolas Santos Simões - 2019