Parlamento dos jovens

2019-01-22

   Entre os dias 7 e 8 de janeiro, decorreu a campanha para eleger a lista que iria representar a escola no projeto “Parlamento dos Jovens”, que se realizará em Braga, juntamente com outras escolas do distrito.

   O programa consiste em integrar jovens estudantes no meio político, de forma a incentivar todos a participarem num projeto conjunto, cuja temática difere anualmente. No presente ano letivo, o tema escolhido para reflexão foi Aquecimento Global e Efeito de Estufa.

   Antes dos candidatos chegarem à sessão distrital/regional, há várias fases a executar:

    - Criação de uma lista de dez elementos de forma hierárquica;

    - Discriminação de medidas a fim de combater/resolver as problemáticas que advêm do desrespeito ambiental;

    - Reunião dos candidatos numa sessão escolar, após o conhecimento da lista vencedora, orientada pelo professor coordenador do projeto.

   No dia 14 do referido mês, foi realizada uma sessão escolar, dirigida pela docente Carla Rocha, com o intuito de reorganizar as diligências, debater ideias e a defender na sessão distrital/regional.

   De acordo com o deputado Clebson Verciano, percebe-se o entusiasmo e o nervosismo inerentes ao projeto, “Eu gostei de ter feito parte desta primeira fase do projeto, pois permitiu a inclusão de todos os alunos do secundário, seja como candidato ou como eleitor. Deu-me uma perspetiva de como funciona a assembleia na vida real. Estou ansioso pela sessão distrital!”.

   É importante também salientar a intervenção do deputado Paulo Ferreira, a propósito do espírito democrático, que caracterizou o ato eleitoral: “Foi um ambiente muito competitivo, onde duas listas de grande potencial fizeram um ótimo trabalho nas suas campanhas e fizeram ouvir-se perante a escola. Muitos parabéns à lista B por conseguir levar a melhor.”

   A 7 de janeiro, teve lugar o primeiro dia de campanha, quando os candidatos tiveram a oportunidade de participar estrategicamente para incentivar o voto de todos. No dia seguinte foram afixados e distribuídos panfletos, juntamente com o desafio ao voto, formalizado por três candidatos de cada lista a todas as turmas. A reflexão eleitoral ocorreu no dia 9, quando os eleitores tiveram a oportunidade de repensar sobre seu voto, não sendo permitida propaganda eleitoral. Na quinta-feira, dia 10, no período da manhã, deu-se a abertura das urnas, comprindo-se, assim, o dever cívico de todos. No final do dia, obteve-se o resultado. A lista B foi a vencedora com diferença de um voto, podendo reconhecer-se o potencial de ambas as listas e a qualidade de seus projetos.

Repórter do Parlamento dos Jovens, Inês Ribeiro (10.ºB)

Corta-Mato Escolar do Agrupamento

2019-01-21

slider by WOWSlider.com v8.7

    O Corta-Mato Escolar do Agrupamento de Escolas Santos Simões contou com a presença de Pais e Encarregados de Educação, membros da Direção e da Associação de Estudantes, corpo docente e não docente da escola.

    Realizou-se no dia 16 de janeiro de 2019, no Parque da Cidade de Guimarães, pelo período da manhã, envolvendo 450 alunos, divididos pelos seguintes escalões: infantis (A), infantis (B), iniciados, juvenis e juniores. Os seis primeiros classificados de cada escalão/sexo representarão a escola no Corta-Mato Distrital, em fevereiro de 2019, nos terrenos anexos à Pista Gémeos Castro, em Guimarães. Foi Também atribuído um prémio à turma mais representada por ciclo de ensino.

    Os objetivos deste evento centraram-se no incremento da prática desportiva, confraternização sadia entre os agentes educativos.

    A organização desta prova contou com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e Vitrus Ambiente e total colaboração da Associação de Ciclismo do Minho (ACM).

    Apesar da chuva, este evento foi um sucesso, uma vez que as expetativas foram superadas em todos os sentidos, quer a nível de participações dos alunos, de patrocínios, da colaboração dos alunos Curso Profissional Técnico de Desporto, da Associação de Estudantes, do apoio do curso profissional de Audiovisuais, de professores e assistentes operacionais, mas principalmente pelo empenho e o sorriso estampado de todos os alunos que correram e divertiram-se numa manhã desportiva chuvosa.

    A todos, gratos por todo o empenho e entusiasmo, e até para ano!!

Visita de estudo à empresa de Conservas Ramirez e ao Centro Histórico do Porto

2019-01-19

slider by WOWSlider.com v8.7

    No dia 11 de janeiro, os alunos do 12.º E, do Curso Profissional de Técnico de Comércio e do 10.º A, de Ciências Socioeconómicas, do Agrupamento de Escolas Santos Simões, realizaram uma visita de estudo à empresa Ramirez-conservas em Matosinhos e ao comércio tradicional no Centro Histórico do Porto.

   Esta visita de estudo foi dinamizada pelo grupo de Economia e Contabilidade, no âmbito das disciplinas de Economia, Comércio e Organização, Técnicas de Atendimento e Marketing.

   Os alunos foram recebidos pela D.Carla Ribeiro, rececionista das conservas Ramirez, que mostrou o museu da empresa, local onde os alunos observaram alguns equipamentos utilizados no fabrico das conservas, bem como a sua evolução. Observaram também os diferentes tipos de embalagens utilizadas pela empresa ao longo dos anos. Em seguida, o grupo foi encaminhado para o auditório da empresa, onde assistiram a um filme sobre a história da mesma e, também, sobre a evolução do seu processo produtivo. Posteriormente, e na companhia da Engª. Ana foi-nos proporcionado o contacto com a parte administrativa, armazém e todas as etapas necessárias ao fabrico das conservas. Os alunos e professoras foram presenteados com uma embalagem de conservas Ramirez para degustação.

    Os alunos acompanhados pelas Professoras seguiram para o centro do Porto, calcorreando algumas das artérias da zona do centro histórico, como a Avenida dos Aliados, Rua Sá da Bandeira, Rua das Flores e outras consideradas importantes para a visita. Os alunos puderam entrar em alguns estabelecimentos comerciais e verificar, in loco, as principais tendências do comércio tradicional portuense, o atendimento aos clientes e as montras alusivas à época do ano (saldos).

   Todos os participantes consideraram a visita bastante enriquecedora, um dia bem passado, de bastante aprendizagem, sendo possível aliar os conteúdos lecionados nas nossas salas de aula à prática industrial e comercial e fomentando o espírito e dinâmica de grupo.

Participação da Santos Simões nas Maçãzinhas

2018-12-11

slider by WOWSlider.com v8.7

Os alunos da Santos Simões participaram, como habitualmente, no cortejo das Maçãzinhas. O amor moveu-os, sem receios, de mãos dadas com o sentimento e o romantismo.

A conceção do carro alegórico centrou-se na tradição das práticas de sedução e namoro, de clara inspiração romântica, onde não faltaram os “bordados” dos “Lenços dos Namorados”, a Cantarinha dos Namorados, o mágico ambiente despertado por um candeeiro e um banco de jardim em frente a uma fachada da Praça de Santiago, os varandins com aloquetes a simbolizar o amor eterno de Pedro e Inês e Fernando e Ofélia, os versos de amor retirados dos poemas de Fernando Pessoa, Luís de Camões e Florbela Espanca…

E foi num misto de garra, coragem, dignidade, seriedade e determinação, que os alunos do 12.º Ano de Artes Visuais se agarraram a este projeto de trabalho articulado e interdisciplinar. Parabéns por tanta atitude, é assim que o caminho se faz e se sente a magia do pódio.

Obrigada!!

Clube Europeu / História e Geografia de Portugal - Atividades de dezembro

2018-12-05

slider by WOWSlider.com v8.7

   O Clube Europeu e o Clube de História, juntamente com os professores de História e Geografia de Portugal de 5.º ano e de Geografia de 7.º ano em colaboração com a Biblioteca Escolar promoveram as seguintes atividades durante o mês de dezembro: - Exposição alusiva ao tema: Natal pela Europa. - Árvore da Memória. - Concurso Rosa dos Ventos. Parabéns a todos pelo empenho e dedicação demonstrado.

Votos de Bom Natal!

Atividade na Biblioteca Escolar - "A Saga de um Combatente na I Guerra Mundial - de Chaves a Copenhaga"

2018-10-29

slider by WOWSlider.com v8.7

No dia vinte e dois de outubro, no âmbito das comemorações do mês internacional da biblioteca escolar, os alunos de 9.º B e C e os alunos do 5.º A da Escola EB 2.3 S/Santos Simões, assistiram a uma atividade promovida pelo Clube de História e pela Biblioteca Escolar sobre a participação de Portugal na I Guerra Mundial, encenada pelo professor Gil Santos, a partir do diário de guerra do seu avô transformado em livro "A Saga de um Combatente na I Guerra Mundial - de Chaves a Copenhaga", o qual se assume como um meio de partilha de memórias daqueles que não podem ser ignorados.

O professor Gil Santos fala-nos na primeira pessoa, através do diário do seu avô, dando-nos a conhecer as várias etapas vividas pelos combatentes portugueses: a mobilização, a difícil viagem até à frente de batalha, a preparação para o combate, a dura vida nas trincheiras, a participação de Portugal na Batalha de La Lys, a vida dos prisioneiros e, finalmente, o regresso à sua terra e à sua família.

Um obrigada ao professor Gil Santos por esta partilha extraordinária.

© Agrupamento de Escolas Santos Simões - 2018