Palestra - A Beleza do Pi

2014-03-20

O dia 14 de março é comemorado como o Dia do Pi. O auge das comemorações ocorre às 1 h 59 min (pm) (porque o Pi, quando arredondado às centésimas milésimas, é representado pelo número 3,14159).

O Agrupamento de Escolas Santos Simões, tendo como patrono um professor de matemática, não podia ficar indiferente a esta data, pelo que promoveu uma palestra sobre este número irracional e transcendental.

O anfiteatro da escola sede acolheu todos alunos do 6.º ano, os quais se encontravam expectantes sobre o que iriam ouvir numa palestra intitulada “A beleza do Pi”,dinamizada por Leonel Vieira, professor do Agrupamento.

Num ambiente descontraído, o orador apresentou aos alunos a componente histórica do número , bem como, diversas curiosidades interessantes sobre a 16.ª letra do alfabeto grego. Durante toda a semana, os alunos foram desafiados a memorizar o máximo de algarismos do Pi, para que no final da sessão demonstrassem a capacidade de memorização.

A vencedora do desafio foi Sara Leite, aluna do 6.º ano E, que conseguiu a proeza de memorizar os primeiros 58 algarismos do número, tendo ganho o livro Quando as estrelas se transformam em números, da autoria do dinamizador da sessão.

Contratação de docentes 2013/2014

2014-03-03

Lista ordenada dos candidatos

PROJETO “A ESCOLA E O SUCESSO ESCOLAR” NO AGRUPAMENTO SANTOS SIMÕES

2014-02-07

No Agrupamento Escolas Santos Simões foi iniciado o Projeto “A Escola e o Sucesso Escolar” direcionado para os alunos do 9.º ano, pretendendo-se com esta iniciativa alertar para a importância da escola no sucesso e realização pessoal. O primeiro momento aconteceu no dia 4 de fevereiro com a presença do Dr. Rui Novais, Professor da Universidade do Porto, Minho e Liverpool, Nuno Espírito Santos, Treinador do Rio Ave e antigo jogador profissional de futebol, Professor Pedro Mendes, Presidente do Conselho Geral, e o Diretor Benjamim Sampaio. As intervenções visaram a importância da motivação e atitude dos alunos perante a escola, a necessidade de se estabelecer objetivos e metas faseadas, a contribuição do apoio do contexto escolar no desenvolvimento pessoal e como fator decisivo no sucesso profissional. Na aula de Formação Cívica os alunos, com o diretor de turma, realizaram um trabalho de preparação desta temática que contribuíram para o debate, no final da sessão. Preocupações como conteúdos letivos muito teóricos e pouco atrativos, aulas de 90 minutos, condições pontuais do funcionamento da escola foram situações visadas, assim como, a própria desmotivação dos alunos perante a escola cujas salas “os obrigam a ficar sossegados”. Da sessão ficou a frase “é difícil mas é possível” relativa ao sucesso educativo – proferida por Nuno Espírito Santo -, bem como o Fator M – de Motivação para atingir metas e objetivos, da responsabilidade do Dr. Rui Novais. Como incentivo serão entregues três camisolas autografadas por jogadores do Vitória Sport Club aos alunos que se distinguirem no seu desempenho escolar.

Contratação de docentes 2013/2014

2014-01-31

Lista ordenada dos candidatos

Resultado

Contratação de docentes 2013/2014

2014-01-31

Lista ordenada dos candidatos

Resultado

Contratação de Técnico de Serviço Social - 2013/2014

2014-01-28

Descrição e critérios de seleção e ordenação dos candidatos

Lista de admissão

© Agrupamento de Escolas Santos Simões - 2018