Visita de estudo - turmas A e C do 12.º ano

2019-05-30

slider by WOWSlider.com v8.7

No âmbito das disciplinas de Química e Biologia, os alunos do curso de Ciências e Tecnologias, da turmas A e C do 12º ano participaram numa visita de estudo à Universidade de Coimbra , mais especificamente ao "Museu da Ciência, Jardim Botânico e Observatório Geofísico e Astronómico" , no dia 22/05/2019. Esta visita, que se integra no Plano Anual de Atividades, teve como objetivos incentivar e desenvolver o gosto pela Ciência e relacionar / clarificar e/ou aprofundar os conteúdos lecionados no âmbito das disciplinas de Química e Biologia.

Desfile Europeu

2019-05-30

slider by WOWSlider.com v8.7

Ao som do Hino da Alegria e dos hinos dos respetivos países, decorreu, na nossa escola, um desfile alusivo aos países da União Europeia, onde os alunos envergaram as bandeiras e os trajes dos 28 países desta organização.

Os membros do Clube Europeu agradecem a todos aqueles que permitiram a concretização desta atividade, nomeadamente, aos familiares que confecionaram os trajes, ao professor responsável pela som, aos elementos da Associação de Estudantes, aos alunos do curso de Audiovisuais que recolheram as imagens, aos alunos que desfilaram e aos professores e alunos do Projeto Erasmus que, prontamente, se disponibilizaram a fazer parte deste desfile.

Foi um momento de uma verdadeira mostra de diversidade cultural, partilha e união entre todos!

Visita de estudo a Aveiro (10.ºC e 11.ºD Curso Profissional de Audiovisuais)

2019-05-29

slider by WOWSlider.com v8.7

No dia 27 de maio, os alunos do 10.º e 11.º ano do Curso Profissional de Audiovisuais realizaram uma visita de estudo a Aveiro, acompanhados pelos docentes Celeste Sousa, Manuel Sousa e Noé Vilas Boas.

Foi uma oportunidade para fazer uma reportagem fotográfica de uma cidade onde são diversas as oportunidades de bons registos de imagens. As imagens captadas incluíram um percurso na Ria feito a bordo do característico barco Moliceiro e também uma visita guiada ao Ecomuseu da Troncalhada (um núcleo museológico ao ar livre) onde foi dada uma breve explicação sobre os métodos de produção artesanal do sal e a importância de manter vivas as tradições de uma atividade em extinção.

Palestras "Portugal na União Europeia" e "Europa, Casa da Democracia"

2019-05-23

slider by WOWSlider.com v8.7

Nos dias 20 e 21 de maio realizaram-se palestras subordinadas ao tema “Portugal na União Europeia” e “Europa, Casa da Democracia. A primeira foi orientada pelo CIED Minho (Centros de Informação Europe Direct), a segunda contou com a presença da Eurodeputada Ana Gomes.

Nestas palestras foram aprofundadas várias temáticas sobre a União Europeia: antecedentes, objetivos, importância, impacto no dia-a-dia de cada cidadão, na economia nacional e internacional, perspetivas de futuro, realçando-se sempre, a importância do voto consciente na Eleições Europeias que se realizam, no nosso país, no dia 26 de maio.

Com estas atividades consideramos que foi dado mais um passo para que os jovens percebam a importância do conhecimento e da democracia e que, o momento do voto é, porventura, o mais nobre e mais livre de todos os momentos!

10.º Aniversário do Gatil Simãozinho

2019-05-17

slider by WOWSlider.com v8.7

MES - Manual Escolar Sustentável

2019-05-17

O MES - Manual Escolar Sustentável é o projeto do Agrupamento de Escolas Santos Simões, desenvolvido no âmbito da 4.ª Edição do Eco Parlamento, que é a ação âncora do programa PEGADAS- Programa de Educação Ambiental de Guimarães.

Com o desenvolvimento deste projeto, que tem como base temática orientadora o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável N.º 12 da Agenda 2030 (Produção e Consumo Sustentáveis), pretendemos envolver a comunidade educativa na adoção de boas práticas e de hábitos de partilha, e contribuir, assim, para a efetiva reutilização dos manuais escolares, que serão gratuitos para todos os níveis de ensino já no próximo ano.

Trata-se de um projeto SMART: Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporizável!

Estamos otimistas relativamente aos resultados que iremos obter já no final deste ano letivo!

Mas este é um projeto que se pretende que seja de continuidade, pelo que estamos cientes de que temos de continuar a trabalhar para que o nosso Agrupamento possa ser um bom exemplo na gestão sustentável e no uso eficiente dos manuais escolares.

No passado dia 26 de abril, entregamos na Assembleia da República um manifesto, pois queremos contribuir para melhorar a reutilização dos manuais escolares em todo o país (ver no link)

A equipa do Eco Parlamento,

Lia Martins - 4.º ano

Lia Carvalho - 5.º ano

Sofia Machado - 7.º ano

Tomás Pipo - 7.º ano

© Agrupamento de Escolas Santos Simões - 2019