AVISO - Abertura de Procedimento Concursal (PREVPAP)

2019-03-23

Torna-se público que se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da publicação do presente aviso, na Bolsa de Emprego Público (BEP), procedimento concursal comum para a constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado para o preenchimento de um posto de trabalho no Agrupamento de Escolas Santos Simões, na categoria de assistente técnico, da carreira de assistente técnico. restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP).

Para aceder ao Aviso de Abertura, clique aqui.

Detalhe de oferta de emprego

Desporto Escolar

2019-02-08

Parabéns, ao grupo equipa de Desportos Gímnicos do Desporto Escolar do Agrupamento, orientado pela Prof. Cláudia Freitas. pela excelente participação no encontro que decorreu na Ponte da Barca no dia 6 de fevereiro.

27 de janeiro: "Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto"

2019-02-05

No dia vinte e oito de janeiro, o Clube de História e a Biblioteca Escolar assinalaram o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”, com a distribuição de um panfleto à comunidade escolar.

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se a 27 janeiro. É um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, entre outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial. Nele decorrem cerimónias de homenagem a pessoas falecidas no Holocausto e o Secretário-geral da ONU transmite uma mensagem especial, entre outras iniciativas.

A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia, por possuir um significado especial: foi nesta data que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz) pelas tropas da União Soviética.

O dia mundial da memória do Holocausto foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1/12/2005.

“Aquele que ignora o seu passado está condenado a revivê-lo.”

Marc Bloch

Clube de História e Biblioteca Escolar

"À descoberta do Convento do Carmo"

2019-01-23

No âmbito da disciplina de História A, História e Geografia de Portugal e História da Cultura e das Artes, acompanhados pelos docentes Carla Oliveira, Carla Sanfins, Hugo Fernandes, Maria Batista e Bento Monteiro, os alunos do 5.ºA e B, 10.º B e 11.ºC realizaram no passado mês de dezembro uma aula oficina ao Convento e Igreja do Carmo em Guimarães. A construção desta igreja iniciou-se em 1685, e constitui uma evidência do estilo barroco joanino.

Com a extinção oficial das ordens religiosas, a Igreja e o Convento passaram para a posse do Estado, com utilização para fins militares. A partir de 1862, o edifício passou a acolher o atual Lar de Santa Estefânia

Os alunos preencheram o roteiro : «À descoberta do Convento do Carmo», e realizaram trabalhos de pesquisa, fotografia e desenho.

Trabalhar esta temática, define-se, assim, como uma realidade de maior relevância para a compreensão, permanência e construção da identidade de um território e para a democratização da sua cultura, cuja importância tem vindo a ser reconhecida pelas sociedades contemporâneas. Manter, conservar, reabilitar o património são atos de cidadania ativa, traduzem o reconhecimento da nossa memória coletiva, e poderão definir oportunidades da valorização deste território.

Parlamento dos jovens

2019-01-22

   Entre os dias 7 e 8 de janeiro, decorreu a campanha para eleger a lista que iria representar a escola no projeto “Parlamento dos Jovens”, que se realizará em Braga, juntamente com outras escolas do distrito.

   O programa consiste em integrar jovens estudantes no meio político, de forma a incentivar todos a participarem num projeto conjunto, cuja temática difere anualmente. No presente ano letivo, o tema escolhido para reflexão foi Aquecimento Global e Efeito de Estufa.

   Antes dos candidatos chegarem à sessão distrital/regional, há várias fases a executar:

    - Criação de uma lista de dez elementos de forma hierárquica;

    - Discriminação de medidas a fim de combater/resolver as problemáticas que advêm do desrespeito ambiental;

    - Reunião dos candidatos numa sessão escolar, após o conhecimento da lista vencedora, orientada pelo professor coordenador do projeto.

   No dia 14 do referido mês, foi realizada uma sessão escolar, dirigida pela docente Carla Rocha, com o intuito de reorganizar as diligências, debater ideias e a defender na sessão distrital/regional.

   De acordo com o deputado Clebson Verciano, percebe-se o entusiasmo e o nervosismo inerentes ao projeto, “Eu gostei de ter feito parte desta primeira fase do projeto, pois permitiu a inclusão de todos os alunos do secundário, seja como candidato ou como eleitor. Deu-me uma perspetiva de como funciona a assembleia na vida real. Estou ansioso pela sessão distrital!”.

   É importante também salientar a intervenção do deputado Paulo Ferreira, a propósito do espírito democrático, que caracterizou o ato eleitoral: “Foi um ambiente muito competitivo, onde duas listas de grande potencial fizeram um ótimo trabalho nas suas campanhas e fizeram ouvir-se perante a escola. Muitos parabéns à lista B por conseguir levar a melhor.”

   A 7 de janeiro, teve lugar o primeiro dia de campanha, quando os candidatos tiveram a oportunidade de participar estrategicamente para incentivar o voto de todos. No dia seguinte foram afixados e distribuídos panfletos, juntamente com o desafio ao voto, formalizado por três candidatos de cada lista a todas as turmas. A reflexão eleitoral ocorreu no dia 9, quando os eleitores tiveram a oportunidade de repensar sobre seu voto, não sendo permitida propaganda eleitoral. Na quinta-feira, dia 10, no período da manhã, deu-se a abertura das urnas, comprindo-se, assim, o dever cívico de todos. No final do dia, obteve-se o resultado. A lista B foi a vencedora com diferença de um voto, podendo reconhecer-se o potencial de ambas as listas e a qualidade de seus projetos.

Repórter do Parlamento dos Jovens, Inês Ribeiro (10.ºB)

Corta-Mato Escolar do Agrupamento

2019-01-21

slider by WOWSlider.com v8.7

    O Corta-Mato Escolar do Agrupamento de Escolas Santos Simões contou com a presença de Pais e Encarregados de Educação, membros da Direção e da Associação de Estudantes, corpo docente e não docente da escola.

    Realizou-se no dia 16 de janeiro de 2019, no Parque da Cidade de Guimarães, pelo período da manhã, envolvendo 450 alunos, divididos pelos seguintes escalões: infantis (A), infantis (B), iniciados, juvenis e juniores. Os seis primeiros classificados de cada escalão/sexo representarão a escola no Corta-Mato Distrital, em fevereiro de 2019, nos terrenos anexos à Pista Gémeos Castro, em Guimarães. Foi Também atribuído um prémio à turma mais representada por ciclo de ensino.

    Os objetivos deste evento centraram-se no incremento da prática desportiva, confraternização sadia entre os agentes educativos.

    A organização desta prova contou com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e Vitrus Ambiente e total colaboração da Associação de Ciclismo do Minho (ACM).

    Apesar da chuva, este evento foi um sucesso, uma vez que as expetativas foram superadas em todos os sentidos, quer a nível de participações dos alunos, de patrocínios, da colaboração dos alunos Curso Profissional Técnico de Desporto, da Associação de Estudantes, do apoio do curso profissional de Audiovisuais, de professores e assistentes operacionais, mas principalmente pelo empenho e o sorriso estampado de todos os alunos que correram e divertiram-se numa manhã desportiva chuvosa.

    A todos, gratos por todo o empenho e entusiasmo, e até para ano!!

© Agrupamento de Escolas Santos Simões - 2018