Participação da Santos Simões nas Maçãzinhas

2018-12-11

slider by WOWSlider.com v8.7

Os alunos da Santos Simões participaram, como habitualmente, no cortejo das Maçãzinhas. O amor moveu-os, sem receios, de mãos dadas com o sentimento e o romantismo.

A conceção do carro alegórico centrou-se na tradição das práticas de sedução e namoro, de clara inspiração romântica, onde não faltaram os “bordados” dos “Lenços dos Namorados”, a Cantarinha dos Namorados, o mágico ambiente despertado por um candeeiro e um banco de jardim em frente a uma fachada da Praça de Santiago, os varandins com aloquetes a simbolizar o amor eterno de Pedro e Inês e Fernando e Ofélia, os versos de amor retirados dos poemas de Fernando Pessoa, Luís de Camões e Florbela Espanca…

E foi num misto de garra, coragem, dignidade, seriedade e determinação, que os alunos do 12.º Ano de Artes Visuais se agarraram a este projeto de trabalho articulado e interdisciplinar. Parabéns por tanta atitude, é assim que o caminho se faz e se sente a magia do pódio.

Obrigada!!

Clube Europeu / História e Geografia de Portugal - Atividades de dezembro

2018-12-05

slider by WOWSlider.com v8.7

   O Clube Europeu e o Clube de História, juntamente com os professores de História e Geografia de Portugal de 5.º ano e de Geografia de 7.º ano em colaboração com a Biblioteca Escolar promoveram as seguintes atividades durante o mês de dezembro: - Exposição alusiva ao tema: Natal pela Europa. - Árvore da Memória. - Concurso Rosa dos Ventos. Parabéns a todos pelo empenho e dedicação demonstrado.

Votos de Bom Natal!

Atividade na Biblioteca Escolar - "A Saga de um Combatente na I Guerra Mundial - de Chaves a Copenhaga"

2018-10-29

slider by WOWSlider.com v8.7

No dia vinte e dois de outubro, no âmbito das comemorações do mês internacional da biblioteca escolar, os alunos de 9.º B e C e os alunos do 5.º A da Escola EB 2.3 S/Santos Simões, assistiram a uma atividade promovida pelo Clube de História e pela Biblioteca Escolar sobre a participação de Portugal na I Guerra Mundial, encenada pelo professor Gil Santos, a partir do diário de guerra do seu avô transformado em livro "A Saga de um Combatente na I Guerra Mundial - de Chaves a Copenhaga", o qual se assume como um meio de partilha de memórias daqueles que não podem ser ignorados.

O professor Gil Santos fala-nos na primeira pessoa, através do diário do seu avô, dando-nos a conhecer as várias etapas vividas pelos combatentes portugueses: a mobilização, a difícil viagem até à frente de batalha, a preparação para o combate, a dura vida nas trincheiras, a participação de Portugal na Batalha de La Lys, a vida dos prisioneiros e, finalmente, o regresso à sua terra e à sua família.

Um obrigada ao professor Gil Santos por esta partilha extraordinária.

Atividade PEDDY PAPER "Santos Simões na Cidade"

2018-10-17

Está a chegar a hora... finalmente... para mais um dia memorável com o nosso Peddy Paper! Vão adorar.

 

O Agrupamento de Escolas Santos Simões, no próximo dia 19 de outubro, vai dinamizar o II Peddy Paper, com o tema "Santos Simões na Cidade - Educação Ambiental - Ao encontro da Capital Verde Europeia".

Esta iniciativa, decorrerá em vários espaços/pontos da cidade de Guimarães e tem como principais objetivos:

- Desenvolver relações da Escola com a comunidade;

- Promover o conhecimento do património histórico e arquitetónico da cidade;

- Sensibilizar a comunidade escolar para uma maior sustentabilidade ambiental;

- Potencializar o espaço público como lugar de encontro privilegiado para a inovação cultural, desportiva e social;

- Explorar novas dinâmicas emergentes nas cidades;

Aproximadamente 900 alunos (do 4.º ao 12.º ano), pessoal docente e não docente vão a colorir a nossa cidade de cor e movimento.

Os pontos de passagem e de dinamização das atividades, previstos, são o Castelo de Guimarães, Paço dos Duques de Bragança, Jardim do Carmo, Largo da Câmara Municipal de Guimarães, Largo do Toural, Largo da Oliveira, Praça de Santiago, Museu Alberto Sampaio, Senhora da Guia, Couros (zona dos tanques) e Rádio Santiago, terminando com uma grande festa convívio, atividades e pic-nic no parque da Cidade.

Convocatória para a Assembleia de Pais da Escola Básica e Secundária Santos Simões

2018-10-16

Ver Convocatória

© Agrupamento de Escolas Santos Simões - 2018