Desporto Escolar
2019-02-08

Parabéns, ao grupo equipa de Desportos Gímnicos do Desporto Escolar do Agrupamento, orientado pela Prof. Cláudia Freitas. pela excelente participação no encontro que decorreu na Ponte da Barca no dia 6 de fevereiro.
27 de janeiro: "Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto"
2019-02-05

No dia vinte e oito de janeiro, o Clube de História e a Biblioteca Escolar assinalaram o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com a distribuição de um panfleto à comunidade escolar.
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se a 27 janeiro. É um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, entre outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial. Nele decorrem cerimónias de homenagem a pessoas falecidas no Holocausto e o Secretário-geral da ONU transmite uma mensagem especial, entre outras iniciativas.
A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia, por possuir um significado especial: foi nesta data que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz) pelas tropas da União Soviética.
O dia mundial da memória do Holocausto foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1/12/2005.
Aquele que ignora o seu passado está condenado a revivê-lo.
Marc Bloch
Clube de História e Biblioteca Escolar
"À descoberta do Convento do Carmo"
2019-01-23

No âmbito da disciplina de História A, História e Geografia de Portugal e História da Cultura e das Artes, acompanhados pelos docentes Carla Oliveira, Carla Sanfins, Hugo Fernandes, Maria Batista e Bento Monteiro, os alunos do 5.ºA e B, 10.º B e 11.ºC realizaram no passado mês de dezembro uma aula oficina ao Convento e Igreja do Carmo em Guimarães. A construção desta igreja iniciou-se em 1685, e constitui uma evidência do estilo barroco joanino.
Com a extinção oficial das ordens religiosas, a Igreja e o Convento passaram para a posse do Estado, com utilização para fins militares. A partir de 1862, o edifício passou a acolher o atual Lar de Santa Estefânia
Os alunos preencheram o roteiro : «À descoberta do Convento do Carmo», e realizaram trabalhos de pesquisa, fotografia e desenho.
Trabalhar esta temática, define-se, assim, como uma realidade de maior relevância para a compreensão, permanência e construção da identidade de um território e para a democratização da sua cultura, cuja importância tem vindo a ser reconhecida pelas sociedades contemporâneas. Manter, conservar, reabilitar o património são atos de cidadania ativa, traduzem o reconhecimento da nossa memória coletiva, e poderão definir oportunidades da valorização deste território.
Parlamento dos jovens
2019-01-22
Entre os dias 7 e 8 de janeiro, decorreu a campanha para eleger a lista que iria representar a escola no projeto Parlamento dos Jovens, que se realizará em Braga, juntamente com outras escolas do distrito.
O programa consiste em integrar jovens estudantes no meio político, de forma a incentivar todos a participarem num projeto conjunto, cuja temática difere anualmente. No presente ano letivo, o tema escolhido para reflexão foi Aquecimento Global e Efeito de Estufa.
Antes dos candidatos chegarem à sessão distrital/regional, há várias fases a executar:
- Criação de uma lista de dez elementos de forma hierárquica;
- Discriminação de medidas a fim de combater/resolver as problemáticas que advêm do desrespeito ambiental;
- Reunião dos candidatos numa sessão escolar, após o conhecimento da lista vencedora, orientada pelo professor coordenador do projeto.
No dia 14 do referido mês, foi realizada uma sessão escolar, dirigida pela docente Carla Rocha, com o intuito de reorganizar as diligências, debater ideias e a defender na sessão distrital/regional.
De acordo com o deputado Clebson Verciano, percebe-se o entusiasmo e o nervosismo inerentes ao projeto, Eu gostei de ter feito parte desta primeira fase do projeto, pois permitiu a inclusão de todos os alunos do secundário, seja como candidato ou como eleitor. Deu-me uma perspetiva de como funciona a assembleia na vida real. Estou ansioso pela sessão distrital!.
É importante também salientar a intervenção do deputado Paulo Ferreira, a propósito do espírito democrático, que caracterizou o ato eleitoral: Foi um ambiente muito competitivo, onde duas listas de grande potencial fizeram um ótimo trabalho nas suas campanhas e fizeram ouvir-se perante a escola. Muitos parabéns à lista B por conseguir levar a melhor.
A 7 de janeiro, teve lugar o primeiro dia de campanha, quando os candidatos tiveram a oportunidade de participar estrategicamente para incentivar o voto de todos. No dia seguinte foram afixados e distribuídos panfletos, juntamente com o desafio ao voto, formalizado por três candidatos de cada lista a todas as turmas. A reflexão eleitoral ocorreu no dia 9, quando os eleitores tiveram a oportunidade de repensar sobre seu voto, não sendo permitida propaganda eleitoral. Na quinta-feira, dia 10, no período da manhã, deu-se a abertura das urnas, comprindo-se, assim, o dever cívico de todos. No final do dia, obteve-se o resultado. A lista B foi a vencedora com diferença de um voto, podendo reconhecer-se o potencial de ambas as listas e a qualidade de seus projetos.
Repórter do Parlamento dos Jovens, Inês Ribeiro (10.ºB)
Corta-Mato Escolar do Agrupamento
2019-01-21
O Corta-Mato Escolar do Agrupamento de Escolas Santos Simões contou com a presença de Pais e Encarregados de Educação, membros da Direção e da Associação de Estudantes, corpo docente e não docente da escola.
Realizou-se no dia 16 de janeiro de 2019, no Parque da Cidade de Guimarães, pelo período da manhã, envolvendo 450 alunos, divididos pelos seguintes escalões: infantis (A), infantis (B), iniciados, juvenis e juniores. Os seis primeiros classificados de cada escalão/sexo representarão a escola no Corta-Mato Distrital, em fevereiro de 2019, nos terrenos anexos à Pista Gémeos Castro, em Guimarães. Foi Também atribuído um prémio à turma mais representada por ciclo de ensino.
Os objetivos deste evento centraram-se no incremento da prática desportiva, confraternização sadia entre os agentes educativos.
A organização desta prova contou com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e Vitrus Ambiente e total colaboração da Associação de Ciclismo do Minho (ACM).
Apesar da chuva, este evento foi um sucesso, uma vez que as expetativas foram superadas em todos os sentidos, quer a nível de participações dos alunos, de patrocínios, da colaboração dos alunos Curso Profissional Técnico de Desporto, da Associação de Estudantes, do apoio do curso profissional de Audiovisuais, de professores e assistentes operacionais, mas principalmente pelo empenho e o sorriso estampado de todos os alunos que correram e divertiram-se numa manhã desportiva chuvosa.
A todos, gratos por todo o empenho e entusiasmo, e até para ano!!
Visita de estudo à empresa de Conservas Ramirez e ao Centro Histórico do Porto
2019-01-19
No dia 11 de janeiro, os alunos do 12.º E, do Curso Profissional de Técnico de Comércio e do 10.º A, de Ciências Socioeconómicas, do Agrupamento de Escolas Santos Simões, realizaram uma visita de estudo à empresa Ramirez-conservas em Matosinhos e ao comércio tradicional no Centro Histórico do Porto.
Esta visita de estudo foi dinamizada pelo grupo de Economia e Contabilidade, no âmbito das disciplinas de Economia, Comércio e Organização, Técnicas de Atendimento e Marketing.
Os alunos foram recebidos pela D.Carla Ribeiro, rececionista das conservas Ramirez, que mostrou o museu da empresa, local onde os alunos observaram alguns equipamentos utilizados no fabrico das conservas, bem como a sua evolução. Observaram também os diferentes tipos de embalagens utilizadas pela empresa ao longo dos anos. Em seguida, o grupo foi encaminhado para o auditório da empresa, onde assistiram a um filme sobre a história da mesma e, também, sobre a evolução do seu processo produtivo. Posteriormente, e na companhia da Engª. Ana foi-nos proporcionado o contacto com a parte administrativa, armazém e todas as etapas necessárias ao fabrico das conservas. Os alunos e professoras foram presenteados com uma embalagem de conservas Ramirez para degustação.
Os alunos acompanhados pelas Professoras seguiram para o centro do Porto, calcorreando algumas das artérias da zona do centro histórico, como a Avenida dos Aliados, Rua Sá da Bandeira, Rua das Flores e outras consideradas importantes para a visita. Os alunos puderam entrar em alguns estabelecimentos comerciais e verificar, in loco, as principais tendências do comércio tradicional portuense, o atendimento aos clientes e as montras alusivas à época do ano (saldos).
Todos os participantes consideraram a visita bastante enriquecedora, um dia bem passado, de bastante aprendizagem, sendo possível aliar os conteúdos lecionados nas nossas salas de aula à prática industrial e comercial e fomentando o espírito e dinâmica de grupo.